quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dana sugere

Pra quem como a Dana acha que arte, moda e design devem ser colocadas todas no mesmo prato, o blog do Binóculo é um prato cheio!


trabalho do artista Derek Gores - imagem retirada do blog Binóculo

a arte de cuidar

Fazer uma sementinha virar uma árvore pequena não é tarefa fácil. Exige sensibilidade, paciência e amor. É uma arte de cuidar e dar forma a um ser que respira. Luiz é desses artistas.
Segue um ensaio de retratos destas pequenas árvores. Quem sabe um dia, elas não viram uma exposição na D.P. Fica enraizada a idéia.





 bonsais  Luiz O. / fotos ChrisValias

Equipe Dana

Derson pinta. Enquanto isso, canta Tim Maia.

Equipe Dana

Wellington é ajudante de Jesus, o pedreiro mestre da casa. Pensava que era tímido até o momento em que fui fotografá-lo. Se posicionou de maneira confortável já que segurava alguns tijolos no ombro e ali ficou numa boa até o momento em que fiquei satisfeita com a luz, o ângulo, bla bla...

Dana apresenta sua equipe

Rosano é um dos pintores da equipe de reforma da casa onde vamos nos instalar. Toda frase, ele termina com um: "tá bom né". Conversávamos sobre música e ele disse que gostava de tudo, de sertanejo e pagode até bolero e música japonesa. A Dana se orgulha e agradece por ter com ela pessoas como ele, que trabalham com prazer e preenchem os momentos com pitadas de excentricidade e bom humor.

sábado, 26 de novembro de 2011

Cores do verão

Quer deixar sua casa na moda? Então imagine esse azul e dourado na sua sala? Além de linda, ela será exclusiva, ninguém vai ter igual a sua!

pintura de Juliana Buli para Dana Popa Loja Galeria

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Natal na Dana

Como a Dana vai chegar quase junto com o Natal, muitos santos virão com ela. Um quadro de Nossa Senhora Aparecida da artista plástica Rosária Filippo, pequenas esculturas em gesso da designer Katia Almeida e caderninhos de anotações do Atelier Luis Fernando Machado, pra presentear proteção aos amigos
 

Se você teve a impressão de que já viu essa Santa Terezinha das rosas em gesso em algum lugar e não sabe onde, eu conto: na novela das 6h da Globo. A Iná, personagem da Nicete Bruno, tem uma e ontem, em uma das cenas, rezou pra ela.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

já pensou em ter um zoológico em casa?

Se você é mãe, tenho certeza que seu filho já quis ter vários bichinhos e provavelmente você só topou cachorro ou gato e acabou recusando os pedidos mais exóticos. E se eles ficassem pendurados na parede sem incomodar ninguém? Gostou da idéia? Dá uma olhada nesses quadros fofíssimos que estarão na Dana Popa Loja Galeria.


 Celacanto Gravuras

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dana apresenta Miriam Rigout

Foi na revista Casa Vogue que conheci o trabalho de Miriam Rigout. Transcrevo aqui a reportagem:

"Transformar materiais descartáveis em arte é a paixão de Miriam Rigout. Aparas de papéis de escritório compõem um material com plasticidade, leve e resistente. Suas mãos criam esculturas em 3D sem limites de tamanho, formas ou cores. Em seu estúdio numa rua charmosa de Pinheiros, em São Paulo, Miriam é capaz de manter o mesmo entusiasmo pela criação de obras de arte desde que iniciou, em 1993, suas pesquisas com materiais recicláveis e fontes naturais de energia. Papel reciclado + energia solar + criatividadee o trinômio básico e simples de suas peças orgânicas e repletas de força."

Impressionada com as obras e com o processo de produção de Miriam, fui até seu atelier em São Paulo e não pude voltar sem algumas peças.
A Dana Popa Loja Galeria acredita e apoia enormemente trabalhos como esse que tem a sustentabilidade como base para a criação. Que venham mais!

Segue uma pequena mostra do trabalho de Miriam.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

se chove lá fora, faz sol aqui dentro

Pra colorir esse dia cinza, deixo aqui uma gravura super primaveril do artista Akira Sanoki. Faça chuva ou faça sol, ela também estará na Dana Popa Loja Galeria!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

tá na hora de tirar suas fotos do ármario

Pra quem tava adiando essa atitude faz tempo, agora é a hora de tirar as fotos do armário, do lap top, celular, I phone...
Se der preguiça, é só escolher o álbum que a Dana faz o resto. Você só tem que esperar até o dia 17 de dezembro, mas com tanta foto pra escolher, é melhor ir começando.





qual fonte você vai usar?


Sabe quando você tá fazendo um trabalho e passa horas (pros menos obcecados, minutos) escolhendo qual fonte combina mais com a idéia que você quer passar. Pra algo sério: Times, básico: Arial, moderno e simples: Futura.
Se você não é diretor de arte nem designer, provavelmente, deve achar isso meio chato. Mas tenho certeza que vai ser uma delícia escolher sua fonte favorita, ou melhor, sua bolsa Adô favorita!
É que a coleção de verão que vai estar na abertura da Dana Popa, traz consigo criações baseadas na tipografia. Cada bolsa leva o nome de uma fonte. Você só terá que decidir se vai querer um look sério com uma bolsa pra carregar seu computador, descolado com a bolsa de viagem, ou mulherzinha com uma clutch fofíssima rosa chock! Caso nenhuma dessas opções seja a sua, não se preocupe que a coleção traz muitas outras.



domingo, 20 de novembro de 2011

Agora não tem mais desculpa. Deixe a arte invadir a sua casa e a sua vida.


É com esse slogan que se apresenta a Parte, feira de arte contemporânea que aconteceu em São Paulo nesse fim de semana. A Dana esteve por lá e ficou feliz em saber que não está sozinha nessa missão de inserir a arte num universo para todos. A feira reune 22 das melhores galerias expondo e vendendo obras com valores acessíveis ao público.
Atenta às novidade que podia trazer de lá, acabei parando em frente a um quadro da artista Carolina Pontes, representada pela Galeria Zipper. Fiquei ali olhando aquele desenho minucioso, composto de pequenos detalhes que fizeram meu tempo parar. Tive vontade de ter aquele quadro em casa e obviamente de trazer a delicadeza de Carolina pra Dana Popa Loja Galeria.
A arte de Carolina nos apresenta uma estética ornamental e um conceito de vida simples, sem saudosismo. É uma arte do nosso tempo, que nos convida a viver o agora da mesma forma minuciosa que ela tece ou desenha.
Deixo aqui duas obras em que ela usa acrílica, nanquim e caneta sobre papel e outro feito em crochê.





quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dana apresenta JORGE SATO

Sabe aquelas camerazinhas que mais parecem brinquedo e que ainda utilizam filme pra tirar foto? Jorge tem uma coleção delas. Já foi até a Viena como ganhador de um concurso da Lomographic (pra quem não conhece, é o nome da marca). Mas seu trabalho passa longe de ser uma brincadeira. Jorge fez da fotografia seu hobby, seu trabalho, sua arte. Não é à toa que ele já está sendo representado por uma grande galeria de SP.
Pra minha alegria, Jorge aceitou o convite para expor e vender suas fotografias na Dana Popa Loja Galeria. Para a abertura, apresentará um ensaio sobre a cidade de Tiradentes. Sob as lentes de uma de suas lomos, o que vemos é uma cidade nada tradicional, com um quê surrealista. segue uma pequena prévia do que você poderá ver a partir de 17 de dezembro aqui na Dana Popa Loja Galeria!


























pra ver mais, acesse o site: http://www.jorgesato.com/

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dana sugere



















Marthinha tem os olhos doces da cor do mel. pra sorte das mamães, toda essa doçura foi parar numa loja de roupas infantis chamada Ora Bolinhas.
as roupinhas são super super fofas e enquanto as mães namoram os modelitos, as crianças se divertem. quase todo fim de semana, tem oficinas pros pequenos. eles aprendem a fazer porta retrato, árvore de natal, bonecos de pano e por aí vai. olha esse convite pra uma oficina de carros de papelão! num dá vontade de ser criança?

























a loja fica na Rua Raul Pompeia, 94 São Pedro, Belo Horizonte. quem quiser conferir a programação de atividades e os looks, é só entrar no blog que também é uma lindeza: http://blogorabolinhas.blogspot.com/

doce Marta

todo dia, às 7h da manhã, tomo café na empresa do meu pai, onde pego o Jesuíno e o Weligton que estão fazendo a reforma da casa da Dana. ontem, enquanto comia o pão com margarina e um café bastante doce que eu não tomaria em casa, mas que lá entra sem perceber no pacote do ritual, Marta, moça que coa o café das 50 garrafas, me pergunta:
_ você vai abrir logo sua galeria?
digo que sim, dia 17 de dezembr, e convido para que vá me visitar.
_ e onde vai ser?
respondo que na Vila Pinto, em Varginha, digo o nome da rua e algumas referências.
ela diz que sabe e me pergunta:
_ será que vai ter algum quadro que eu possa comprar? eu adoro quadros.
eu respondo que sim, vai sim Marta.
saí de lá com muita vontade de tê-la como cliente e já pensando no que eu poderia oferecer pra ela.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Adô RO!


























foi no Minas Trend Preview que conheci essa graça de marca, a Adô. já tava acabando a feira e a visita foi super rápida, mas foi o tempo suficiente pra eu saber que a Adô estaria na Dana Popa Loja Galeria. num papo rápido com a Fernanda, uma das sócias e designers da marca (na foto, ela está à direita), percebi que a criação por traz daquelas bolsas era pura arte. e eu que andava um pouco confusa com esses conceitos que insistem em separar arte, moda e design, fiquei totalmente segura de que eu não deveria me preocupar com essas limitações.
na abertura da galeria, a Adô vai estar com sua coleção de verão!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

e a Ju me levou pra conhecer o Roger



andando a pé por BH, resolvemos entrar no atelier-galeria dele. de quem? do Rogério Fernandes. De cara, gostei do clima sem frescura. lá ele vende, ele pinta, na frente de quem estiver. Sabe aquela história de que o artista precisa de silêncio, solidão pra criar... num pega com ele.
traz de sua raiz nordestina o gosto pela arte popular, daqueles que fazem arte como extenção do próprio corpo. dela também, ele traz sua imaginação de criança e pinta o cordel, lendas de escravos e índios brasileiros, textos e frases e o que ele bem quiser, assim ele diz.
a afinidade foi tanta que já nesse primeiro encontro rolou a parceria. para a abertura da Dana Popa Loja-Galeria, ele fará uma intervenção e nos deixará expostas algumas de suas gravuras. Se não aguentar esperar até lá, entra no site dele que é encher os olhos.

minha história sobre Juliana Buli

Conheci Juliana na fila do Festival de Cinema de Tiradentes em 2005. Ela estava sozinha e era a última da fila. Eu e meu tio Irso éramos os primeiros. Oferecemos o furo na fila e a nossa companhia. Ela aceitou. Desde esse dia, compartilhamos muitas idéias, o amor pela arte e uma doce amizade. 
Juliana Buli nasceu artista, mas não se denomina como tal. Apesar de ser formada em artes plásticas, não se interessa muito por conceitos. Sua arte é livre, intuitiva, quase ela. 
A primeira vez que visitei sua casa, me surpreendi com uma coleção de besouros e borboletas. Talvez seja isso que me faz gostar tanto desse quadro dela. 
Deixo seu blog http://julianabuli.blogspot.com para que vejam outros trabalhos. Atualmente, ela viaja pelas formas geométricas, criando uma pintura atemporal. Entrar no universo de suas linhas e formas é como sair de onde estamos e transportar-nos para um espaço muito mais sutil e delirante.

Juliana foi a primeira a integrar o coletivo de artistas da Dana Popa Loja Galeria. Ela está produzindo uma nova série de quadros especialmente para a abertura da Galeria. Pra entender todo meu discurso sobre o trabalho de Juli, melhor vir ver de perto. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

arteira
























  





Me formei em comunicação e desde a época da faculdade, meu interesse estava muito mais no cinema, na fotografia, na literatura, na música, no universo das artes em geral que na publicidade. Escolhi a fotografia como caminho para seguir, mas descobri que ela não era suficiente, pois não me caia bem ser a classificação de fotógrafa. Acho que prefiro a idéia de um tio meu que se diz arteiro. Eu também sou arteira.
Depois de tanto ir e vir pelos ares, resolvi fincar o pé na terra e transformar toda essa paixão em um empreendimento. E foi desse desejo que nasceu a Dana Popa Loja Galeria, um espaço de arte, moda e design que vai expor e vender quadros, esculturas, objetos de design e acessórios de moda. Parcerias, cursos e eventos também serão parte da nossa rotina.
Se você se identica com a proposta, venha nos visitar logo na abertura, próximo 17 de dezembro (na Rua Alferes Joaquim Antônio, 157, Vila Pinto, Varginha, MG). Se parece algo um pouco estranho, pode vir também porque a arte aqui é para todos.
Chris Valias